Mon 06 May 2019 07:13:43 PM -03
Expressão corporal como processo de desrobotização.
Sumário
Sessão prática para dançar salsa em estilo livre! Dance só ou em companhia! Afugente o tédio e a angústia balançando sua carcaça!
Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre dança, muito menos a ideia de que para dançar é preciso já "saber" dançar.
Descrição
Seguindo o exemplo do projeto Tour Delírio, esta é uma iniciativa de re-aproximação entre música, dança e tecnologias de expressão e socialização no contexto do capitalismo de vigilância que, além de coletar informações, também induz comportamentos, reconfigurando não apenas o corpo como principalmente o seu movimento.
Gleick já apontara, em seu livro sobre Informação o fato que "os tambores
[africanos]
transmitiam informações. Em suas próprias culturas, em certos casos
um tambor podia ser um instrumento de sinalização, bem como o clarim e o sino,
usados para transmitir um pequeno conjunto de mensagens: atacar; recuar; ir à
igreja. Mas eles [europeus]
jamais poderiam imaginar que os tambores falassem."
Tambores codificam informação muito antes de Morse ou Shannon terem seus insights. A dança é uma resposta ao som do tambor e, em muitos casos, também retroalimenta a execução musical nas situações de contato direto entre quem baila e quem toca a percussão.
A dança, longe de ser uma manifestação puramente "emocional' (para quem opera este tipo de divisão), também utiliza diversos recursos cognitivos de noção espacial e de poliritmia que podem ser entendidos dentro do esquema de agrupamentos de Piaget: é a partir da experimentação do sistema motor que surge o pensamento abstrato, que posteriormente pode incidir de volta nas execuções motoras.
Mas chega de bláblablá e vamos dançar! Nesta prática ninguém falará nada: ouviremos música enquanto coreografamos de acordo com nossas percepções e afetos, passeando do broacast (alguém propondo passos) ao multicast (todo mundo se influenciando). Dialogaremos apenas usando nossos corpos.
Notes
Necessário um local com chão liso porém não escorregadio e onde seja possível tocar música em volume razoável sem causar nas outras atividades.
Roteiro
|| Música || Movimentações ||
|| Wendell Rivera - Manhattan || Alongamentos: ombros, braços, plexo solar, pernas ||
|| Richard Bona & Mandekan Cubano - Jokoh Jokoh || Ouvir e bater a clave ||
|| Idem || Posição de dança européia versus afrocubana ||
|| Idem || Pés marcando o tempo ||
|| Idem || Idem, andando ||
|| Idem || Idem, em dupla ||
|| Idem || Idem, fazendo figuras diversas, em dupla ||
|| Idem || Pés marcando os três tempos e a pausa da salsa ||
|| Idem || Idem, andando pra frente e pra trás ||
|| Idem || idem, andando pra frente e pra trás alternadamente ||
|| Idem || Passo básico da salsa, no tempo ||
|| Idem || Passo básico lateral ||
|| DJ Alexio - Primera || Improvisação múltipla ||
|| La Maxima 79 - Fabry's Swing || Improvisação múltipla ||
|| Rio Salsa - Mezcla || Improvisação múltipla ||
|| Papucho & Manana - Tu Papi soy Jo || Improvisação múltipla ||
|| JG el Dueño del Party || Improvisação múltipla ||
|| Los 4 - Arrebatate || Improvisação múltipla ||
|| Los 4 - Lo Que Tengo Yo || Improvisação múltipla ||
|| Calle Real - Rompiendo Murallas || Improvisação múltipla ||