Sat 06 Oct 2018 11:16:53 PM -03

Quem não comunica se trumbica. Mas quem comunica também. Porque tá cheio de sistema por aí que te afaga e te apedreja ao mesmo tempo. Oferece serviço de vigilância gratuita que possui funcionalidade de comunicação.

Aqui queremos a boa e velha mensageria suckless, que também é uma merda, mas é uma merda menor do que o enlatado baseado em soluções proprietárias oferecido pelas startups turbocapitalistas.

Isto aqui é um esboço! Patches são bem vindos :)

Requisitos

  • Seja independente de plataforma e independente de um computador móvel como smartphones.

  • Sessão persistente: podem te enviar mensagem mesmo que você não esteja online. Melhor ainda, que você conste como online mesmo que não esteja acessando a mensageria.

  • Um mínimo de privacidade: conexão cifrada com o servidor, criptografia ponta-a-ponta com negação plausível pra falar com os/as amiguinhos, sem logs.

Ingredientes

  1. Conta shell num servidor com bom uptime e acesso SSH.

  2. Mutiplexador de terminal.

    É uma espécie de "gerenciador de janelas" para a linha de comando que permite manter programas rodando em background mesmo quando o terminal é fechado.

    Ele permite que malandros deixem a mensageria IRC rodando no servidor mesmo que não estejam conectados via SSH.

    Exemplos: tmux e screen

  3. Cliente de IRC

    Exemplos: irssi e weechat

Howto

Logando e instalando:

ssh servidor-remoto
sudo apt install tmux irssi irssi-plugin-otr

Criando uma sessão para o IRC:

tmux

Abrindo o cliente e se conectando no rolê:

irssi

Para sair da sessão sem encerrar a mensageria, digite Ctrl B D (control sequence do tmux mais o comando "detach"). Depois é só encerrar a shell do servidor remoto.

Para se reconectar, basta

ssh servidor-remoto tmux attach

Básico do IRC

/network add -nick <nick> -realname <realname> freenode
/server add -auto -ssl_verify -ssl_capath /etc/ssl/certs -network freenode chat.freenode.net 7000
/save
/connect freenode
/join #canal

Bônus

  • Tor.
  • Bitlbee.

Privacidade

Note que uma sessão persistente implica no cliente rodando num servidor. Isso pode degradar sua privacidade, uma vez que o servidor pode ser comprometido de várias formas. É importante ter consciência disso.

Da mesma forma que seu celular pode ser invadido, roubado e ter dados extraídos, um servidor também é um ponto vulnerável na sua comunicação, especialmente se for nele que as chaves criptográficas estiverem armazenadas.

Assim, a sessão persistente de mensageria oferece um nível de segurança apenas intermediário, servindo para a comunicação do dia-a-dia que não for sensível.

Para comunicação sensível, o melhor é rodar o cliente de mensageria diretamente a partir do seu Console Físico Confiável.